Brincadeirices

dia da criança
12.10 – feriado
das 10h às 18h30


Brincadeirices é um dia de programação gratuita que celebra ser criança e a importância de brincar - em qualquer idade! Aqui, nada é só para crianças ou só para adultos. Todos podem rir, brincar e se divertir juntos.

Um dia especial com espetáculos de música, circo e teatro, oficinas e atividades para as crianças de todas as idades, além de conversas educativas sobre saúde, alimentação e consumo consciente. O dia é das crianças e as brincadeirices são para todos.

Além de espetáculos, o Ateliê Experimental e PortoFabLab participam oferecendo diversas oficinas para todos colocarem a mão na massa e exercitar a criatividade. Será uma jornada de brinquedos e brincadeiras, atividades educativas e muita interação com o Educativo do Espaço Cultural Porto Seguro e especialistas convidados.

O Gemma Restaurante estará em funcionamento o dia todo, além de outras opções de comidinhas e doces.



Espetáculos



Nau de Ícaros – Abertura
Praça de atividades – às 10h

Com forte referência na cultura brasileira, o grupo transforma sons, ritmos e passos das manifestações populares em interferência coreográfica no espaço. Uma intervenção que atravessa as fronteiras entre a dança, o circo, o teatro e a música.


Dupla Lê Lê
Contação de histórias – às 10h

Duas histórias musicais com bonecos e cenário feitos de materiais reutilizáveis. O menino chamado Aruê encontra um pedaço de arame no chão e faz dele o seu brinquedo, que se transforma em tudo aquilo que ele sonha. E em O mundo no Black Power de Tayó , de Kiusam de Oliveira, a menina com cabelo black power constrói um mundo de belezas e memórias.

Duração: 45 minutos

Grandes Pequeninos
Palco – às 11h

Criado por Jair Oliveira e Tânia Khalill, Grandes Pequeninos é um projeto que aborda o universo mágico do amor familiar, dos primeiros momentos do bebê e de sua convivência com pais e agregados. Passando por esse processo, os dois artistas comandam a festa por meio de música, muita imaginação, amor e poesia.

Duração: 60 minutos


A Bruxinha, com Cia. Truks
Teatro – às 12h15

Com muita simplicidade e momentos de poesia, a Bruxinha faz um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. Transforma almofadas em dragões, um balde e uma vassoura em um príncipe, dá vida a sapatos que dançam um divertido tango e assim por diante, até que um monstro muito desajeitado deseja testar o poder de sua varinha de condão.

Duração: 60 minutos


Nau de Ícaros – Intervenção
Palco – às 13h


POIN – Pequena Orquestra Interativa
Praça de atividades – às 14h30

A POIN – Pequena Orquestra Interativa é um septeto de música instrumental que realiza um show recheado de interatividade, em que o público é convidado especial para participar das mais variadas formas. Com Renata Mattar (sanfona e voz), Gustavo Finkler (violão e voz), Micaela Nassif (violino), Mateus Mapa (flauta e flautim), Renato Farias (sousafone), Nina Blauth (percussão) e Gustavo Souza (percussão).

Duração: 60 minutos


Casos Cascudos, com Cia. da Tribo
Teatro – às 16h

Espetáculo inspirado livremente em três contos recolhidos por Câmara Cascudo. Bonecos manipulados por meio de diferentes técnicas contam histórias repletas de suspense, humor, mistério e romance. Elas falam de monstros e moços em “As Perguntas de Dom Lobo”, amedrontam e divertem com caveiras em “A Moça e a Vela”, e emocionam com donzelas e madrastas em “A Menina da Figueira”.

Duração: 60 minutos


Nau de Ícaros – Encerramento
Palco – às 13h



Oficinas



Circuito de Papel
PortoFabLab – das 10h às 12h30

A partir da confecção de um marca-página em dobradura os participantes irão montar um circuito paralelo simples. O formato da dobra permite acender dois LEDs e criar um sistema de fechamento e abertura do circuito, ou seja, criando um botão para acender e apagar os LEDs. Os objetos podem ser personalizados a partir da colagem de elementos figurativos recortados em papel colorido.


Ateliê para Crianças
Ateliê Experimental – das 10h às 13h

O papel é matéria prima do artista, seja para esboço ou para obra final. Com ele as possibilidades são infinitas: gravar, imprimir, cortar, dobrar e colar e muitos mais. O Ateliê Experimental convida crianças a brincarem, criarem e construírem com o papel muitos bichos, formas e arte.


Tintas Ecológicas
Oficina – das 13h30 às 14h30

Pintar é uma arte que evoca a imaginação. Buscando formas de utilizar os recursos naturais de maneira sustentável, a oficina Tintas Ecológicas ensina a produzir tintas com alimentos e produtos naturais. Após a produção, haverá uma atividade de pintura utilizando elementos naturais e recicláveis para explorar a criatividade e incentivar o reuso de materiais.


BichoLab
PortoFabLab – das 13h30 às 16h

A partir de diversos elementos cortados em espuma EVA, representando as características dos animais presentes na fauna brasileira, os participantes terão a oportunidade de imaginar um novo animal fantástico. Uma introdução lúdica ao conceito de encaixe trabalhado a partir da manufatura subtrativa de corte bidimensional em máquina de corte a laser.


Brinquedos de Pano
Ateliê Experimental – das 14h às 16h30

Gravura e costura se juntam para a criação de brinquedos. As crianças irão produzir estampas coloridas sobre tecido por meio da técnica da colagravura, para depois serem cortadas e costuradas na confecção de um brinquedo de pano.


Oficina de horta | Arumã Brasil
Praça de atividades, das 16h às 17h

Oficina incentiva o hábito de consumir alimentos naturais, principalmente para as crianças. Haverá dinâmicas para elas conhecerem os alimentos e quais os mais fáceis de cultivar e consumir em casa. No final da atividade, será feito um plantio e cada participante poderá levar uma muda para casa e inaugurar sua própria horta.


Circuito de Papel
PortoFabLab – das 16h às 18h

A partir da confecção de um marca-página em dobradura os participantes irão montar um circuito paralelo simples. O formato da dobra permite acender dois LEDs e criar um sistema de fechamento e abertura do circuito, ou seja, criando um botão para acender e apagar os LEDs. Os objetos podem ser personalizados a partir da colagem de elementos figurativos recortados em papel colorido.



Atividades



Erê Lab
Praça de atividades – das 10h às 18h

O Erê Lab trabalha na criação e desenvolvimento de objetos interativos de brincar e interagir. São objetos que participam do urbanismo contemporâneo através de interações fluidas no cotidiano.


Brinquedos e brincadeiras
Praça de atividades – das 10h às 18h

Brincar é ativar o imaginário, trocar experiências, ser desafiado, descobrir coisas novas, perder o medo. É a partir dessa perspectiva que o Educativo do Espaço Cultural Porto Seguro convida e orienta pessoas de todas as idades para construir em conjunto seus próprios brinquedos.


Rodas de Leitura
Praça de atividades – das 10h às 18h

A mediação de leitura é uma proposta que procura despertar o prazer pelo ato de ler e o protagonismo dos leitores. O livro é o foco principal e a mediação cria vínculos entre a leitura e momentos de prazer e lazer. É assim que o livro e a leitura podem ser vividos como uma experiência livre, aberta e prazerosa, contribuindo para a formação de um leitor pleno desde a tenra idade.


Cantinho Baby
Praça de atividades – das 10h às 18h

Espaço especial para a diversão dos bebês com brinquedos disponíveis.


PiMu–Lousa Musical | Vitor Moreira
Jardim interno, das 11h às 17h

A PiMu – Lousa Musical nasceu para que todos possam encontrar o compositor que mora dentro de si: ela faz a composição parecer tão simples quanto riscar um traço com tinta.


Capoeira para bebês e crianças | Sapé Capoeira
Praça de atividades – das 13h30 às 14h30

Encontro de sensibilização musical que tem como referência os instrumentos percussivos da capoeira: pandeiro, caxixi, agogô, atabaque e o berimbau. As crianças são motivadas a manusear os instrumentos com a participação dos pais. O objetivo é experimentar juntos os instrumentos de forma livre.


Roda de conversa – Alimentação saudável
Ateliê Educativo, das 15h30 às 17h

A pediatra Silvia Maia conduz uma conversa aberta sobre a alimentação nas diferentes fases do desenvolvimento da criança.

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro