Luz e sombra: conversas poéticas

debate
20.07 – qui
19h às 21h


Como ocidente e oriente entendem luz e sombra? Quais seus significados no contexto atual das artes visuais? Para explorar esse jogo conceitual, com referências filosóficas, Guilherme Wisnik e Peter Pál Pelbart debatem dois livros: Em Louvor da Sombra, de Junichiro Tanizaki, e Sobrevivência dos Vagalumes, de Georges Didi-Huberman. Peter apresenta a luz que forma a paisagem ocidental e um quadro de disputa entre poder e sobrevivência. Wisnik trata da sombra tal como vista na tradição japonesa, um ambiente de valores acumulados que compõem o mundo sutil da penumbra, diante do risco de ofuscamento pela brancura incandescente ocidental.

Guilherme Wisnik é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Colunista da Folha de S. Paulo (2006-07 e 2016), autor de livros como Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Caetano Veloso (Publifolha, 2005), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009) e Oscar Niemeyer (Folha de S. Paulo, 2013). Editou o volume 54 da revista espanhola 2G (2010) sobre a obra de Vilanova Artigas e publicou ensaios em diversos livros e revistas. Foi curador do projeto de Arte Pública Margem (Itaú Cultural, 2008-10), das exposições “Cildo Meireles: rio oir" (Itaú Cultural, 2011), “Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto” (Museu Vale, 2012) e “Pedra no céu: arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha” (Museu Brasileiro da Escultura, 2017). Foi o Curador Geral da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013).

Peter Pál Pelbart é coeditor da n-1 edições. Nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1956. Graduou-se em Filosofia pela Universidade Paris IV (Sorbonne) e doutorou-se pela Universidade de São Paulo com tese sob orientação de Bento Prado Jr. Vive em São Paulo, onde atualmente é professor titular na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (Núcleo de Estudos da Subjetividade). Estudioso de Gilles Deleuze, traduziu para o português Conversações, Crítica e clínica e parte de Mil platôs, todos publicados pela Editora 34.

Datas
20 de julho.

Horários
Quinta, das 19h às 21h.

Local
Saguão do subsolo.

Investimento
Entrada gratuita.

Materiais
Não é necessário trazer material.

Classificação
Livre

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro