Espaço Cultural Porto Seguro

arte, arquitetura, ambiente, alienação

curso
17.04 a 26.06 – ter
das 19h às 21h30


Arte e arquitetura são dois campos do conhecimento que tem forte cruzamento na cultura contemporânea desde pelo menos os anos 1960. O curso investiga alguns dos modos recentes de produção artística em contato com a noção de 'ambiente', entendida como 'aquilo que nos cerca'.

De utopias ou distopias ecológicas até a produção de "paraísos artificiais", cada aula prepara um panorama dos anos 1960 até a atualidade, entre os campos das artes visuais, da arquitetura e da cultura popular. O curso será ministrado com apoio de imagens, vídeos e textos, e destina-se tanto a profissionais das artes quanto a estudantes e curiosos, sem que seja necessário qualquer pré-requisito no assunto.


Programa

Aulas 1 e 2:
Pierre Huyghe, a história dos jardins europeus e dos parques nacionais norte-americanos, e a recente onda do filme-catástrofe. Visita à exposição “Carlos Garaicoa: Ser Urbano”.

Aulas 3 e 4:
Robert Smithson, entropia e novas perspectivas para sustentabilidade.

Aulas 5 e 6:
Os coletivos de arquitetura utópica da década de 70: Archizoom, Superstudio, Arte povera... o urbanismo nomadista, o ambiente sem objeto.

Aulas 7, 8 e 9:
Infernos artificiais: as exposições surrealistas; Dalí e a bolha. Pipilotti Rist e Thomas Hirschhorn. Visita à exposição “Ismaïl Bahri: Instrumentos”.


Pedro França é artista. Fez mestrado em História pela PUC-Rio, e atualmente dá aulas regulares sobre história da arte no MAM São Paulo e no Instituto Tomie Ohtake.


9 encontros
Terças, 17, 24 de abril; 8, 15, 29 de maio; 5, 12, 19 e 26 de junho
Das 19h às 21h30

Inscrição gratuita

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados