Espaço Cultural Porto Seguro

câmera pinhole

Ateliê Experimental
24.11 – sáb
das 14h às 17h


O encontro aborda os princípios da fotografia analógica para que os participantes possam compreender e experimentar o processo da câmera escura e da câmera de orifício, técnicas fundamentais dos dispositivos fotográficos.

câmera pinhole

A câmera “pinhole” (ou estenopeica) não possui lentes, compondo-se apenas de uma caixa escura com um pequeno orifício por onde passa a luz. A imagem do que se encontra diante do furo é projetada de forma invertida na parede do fundo da caixa, onde pode ser colocado filme fotográfico, papel fotossensível ou mesmo um sensor digital. Trata-se de um método relativamente simples e acessível de construção e geração de imagens fotográficas. Neste encontro será possível construir uma câmera fotográfica. Os conceitos serão abordados na prática, desde a captação à fixação e revelação de uma imagem por processo analógico.


O Ateliê Experimental é um laboratório de linguagens gráficas manuais, como a gravura e o desenho. Tem foco nas atividades práticas e na vivência em ateliê. Os instrutores orientam os participantes sobre as diferentes técnicas manuais e referências da história da arte para a produção artística.


Sábado, 24 de novembro, das 14h às 17h
10 vagas
Atividade indicada para pessoas a partir de 15 anos.

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados