Espaço Cultural Porto Seguro

desenho no escuro

oficina
19.9 – qua
das 19h30 às 21h


Em um ambiente escuro qualquer ponto de luz se destaca. O artista Paulo von Poser explora as relações de luz e sombra em uma atividade coletiva de desenho em que todos são, ao mesmo tempo, desenhistas e modelos.

Os exercícios de reprodução da figura humana são uma prática de grande tradição em ambientes de formação profissional que têm o desenho como linguagem, a exemplo das artes plásticas ou da arquitetura. Este encontro explora a operação de alto contraste entre luz e sombra, na qual o risco branco no papel preto busca o preenchimento das manchas de luz até formar a imagem.

Paulo von Poser é artista visual, arquiteto, desenhista, ceramista, ilustrador e professor. Iniciou nas artes plásticas em 1976. Formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1982. Leciona desde 1986 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos e, desde 2007, na Escola da Cidade, em São Paulo. Ficou conhecido por seus desenhos de rosas em 1989, com a ilustração do calendário do Museu de Arte Contemporânea, MAC-USP, e posteriormente pelos desenhos retratando museus, praças e espaços públicos da cidade de São Paulo. Em 2007, desenhou sobre 5 painéis com 3.500 azulejos instalados entre as tradicionais bancas de flores da Avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo. Em 2012, comemorou 30 anos de exposições com a retrospectiva “Trajetória”, no Museu Brasileiro da Escultura, e a exposição “Floração”, no Museu de Arte Sacra. Participou de mostras nacionais e internacionais, e seus trabalhos integram inúmeras coleções privadas e acervos de museus. Atualmente vive na cidade de São Paulo, produzindo, lecionando e também participando de causas sociais e urbanas, como o Parque Minhocão e o projeto Rios e Ruas.


Quarta, 19 de setembro, das 19h30 às 21h
20vagas

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados