Espaço Cultural Porto Seguro

experiências e capturas

especial de férias - workshop
16 a 20.7 – seg a sex
das 10h às 13h


O artista Ismaïl Bahri, em cartaz com a exposição “Instrumentos”, estará de volta ao Brasil especialmente para este workshop prático. Nele os participantes serão convidados a experimentar objetos e ferramentas do dia a dia, além de capturar tais experimentos por meio de mídias diversas.

Ao longo de uma semana, os participantes entrarão em contato e poderão aprofundar experiências com objetos e elementos do cotidiano. Diferentes abordagens e técnicas de registro e transmissão dessa experiência também serão discutidas no processo, como fotografia, vídeo, performance, áudio, instalação, pintura, desenho, etc. O artista convida a pensar em conjunto sobre a tensão que pode existir entre experimentar e transmitir essas experiências para os outros.


5 encontros
Segunda a sexta, de 16 a 20 de julho, das 10h às 13h
10 vagas

As aulas serão ministradas predominantemente em inglês e francês, com tradução consecutiva para o português de acordo com a necessidade dos participantes.

Encontro 1: segunda-feira, 16/7 – Experiências com materiais da vida cotidiana
Como dar estrutura e visibilidade aos elementos frágeis e comuns à nossa volta?
Dois exercícios que colocarão as questões a serem tratadas durante o workshop.

Encontro 2: terça-feira, 17/7 – Experiências e a captura da experiência
Como fazer uma experiência transmissível?
O grupo se concentrará na questão dos diferentes métodos de captura dos experimentos realizados no dia anterior, por meio de fotografia, vídeo, pintura, escrita, performance, som etc.

Encontro 3: quarta-feira, 18/7 – Experiências e durações
As gravações capturadas têm duração e desenvolvimento ao longo do tempo?
Eles se abrem em enigma ou narração? Como tornar esse desenvolvimento parte do trabalho criativo?

Encontros 4 e 5 – quinta e sexta-feira, 19 e 20/7 – Projeto pessoal
Os dois últimos dias serão dedicados ao desenvolvimento de um projeto pessoal a partir do trabalho feito durante o workshop.


Ismaïl Bahri nasceu em 1978, em Túnis, capital da Tunísia. Atualmente, vive e trabalha entre sua cidade natal e as francesas Paris e Lyon. O vídeo ocupa um lugar importante em seu trabalho, embora o artista crie também desenhos, fotografias e instalações. Sua obra volta-se a elementos simples da vida cotidiana, sobre os quais desenvolve processos e atribui questões universais. Participou da 13ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes, e expôs em instituições culturais como o Centro de Arte Contemporânea La Criée, em Rennes; no Jeu de Paume, em Paris; Les Églises, em Chelles; e no museu alemão Staatliche Kunsthalle, em Karlsruhe.
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados