Espaço Cultural Porto Seguro

fotografia: imagem, espectro e objeto

curso
16.8 a 18.10 – qui
das 19h às 21h30


Curso com Pedro França apresenta os momentos e formas de inserção da fotografia no contexto da produção artística, com ênfase no modo como a imagem técnica transformou o campo prático, teórico e institucional da arte desde sua invenção.

Aulas 1 e 2) O surgimento da fotografia, suas diversas aplicações sociais nos contextos científico, institucional e doméstico. A assimilação da fotografia pela prática pictórica: Monet, Manet, Seurat. Cezanne e o pré-cinema.
Aulas 3 e 4) A fotografia as transformações na circulação da obra de arte no contexto das vanguardas modernistas: Bauhaus, o surrealismo, Dada, August Sanders e John Heartfield.
Aulas 5 e 6) Imagem, consumo, banalidade: implicações da fotografia da prática artística dos anos 60/70: Warhol, Gerhard Richter / Sigmar Polke, Berndt e Hilla Becher, Jeff Wall.
Aulas 7 e 8) Práticas fotográficas diarísticas a partir dos anos 80: Nam Goldin, Wolfgang Tillmans; a fotografia como tradição: Thomas Struth e o retrato;Thomas Demand; implicações da imagem digital nas práticas de David Claerbout e Andreas Gursky.

Pedro França é artista. Fez mestrado em História pela PUC-Rio, e atualmente dá aulas regulares sobre história da arte no MAM São Paulo e no Instituto Tomie Ohtake.


8 encontros
Quintas, 16 e 30 de agosto; 6, 13, 20 e 27 de setembro; 11 e 18 de outubro
Das 19h às 21h30
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados