Espaço Cultural Porto Seguro

mergulhar no sensível: espaços de experiências

oficina
10 e 24.11 – sáb
das 11h às 13h30


A artista e educadora Stela Barbieri convida para um espaço de diálogo sobre a constituição dos espaços para a produção de sentidos. Uma série de encontros educativos que promove um olhar de duplo sentido sobre os espaços: a maneira de habitá-los e como eles se passam em nós.

mergulhar no sensível: espaços de experiências

O geógrafo Milton Santos afirma que o território é o espaço físico acrescido daquilo que as pessoas fazem ali. Igualmente, podemos pensar que os espaços são atravessados pelos valores humanos, por aquilo em que acreditamos: há marcas de nossas vidas ali.

Desde sua origem, a arte sempre esteve dentro dos espaços da vida cotidiana. Da mesma forma, a educação não acontece sem os espaços que a constituem. Assim, o espaço também produz o aprendizado que nele acontece. Para isso, o processo educativo exige uma etapa de investigação, de modo a realizar deslocamentos, assim como na arte.

Esta série de encontros promove uma leitura sobre os espaços e a observação atenta sobre as condições que cada um propicia para de invenções e aprendizagens: as ruas, as casas, as escolas, a arte, os livros, até o próprio espaço do imaginário. Uma investigação coletiva em busca da invenção do espaço como um universo expressivo, de invenção de percursos e escolhas de caminhos.


Encontro 1
O espaço da arte: caminhar e ocupar espaços como prática estética, uma possibilidade de fazer paisagem e criar sentidos.

Encontro 2
Inventar ocupações: o aproveitamento daquilo que é indeterminado, um movimento ativo de resistência à homogeneização dos espaços.


Stela Barbieri é artista, educadora, escritora e consultora nas áreas de educação, artes e literatura. É conselheira da Pinacoteca do Estado de São Paulo e foi conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian de 2012 a 2016. Foi curadora educacional da Bienal de Artes de São Paulo (2009-14) e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (2002-14). É assessora de artes plásticas na Escola Vera Cruz há mais de 25 anos, autora de livros infantis e contadora de histórias. Dirige o Binah Espaço de Artes, um ateliê vivo, com palestras, cursos e encontros experimentais. Membro do Conselho Gestor da Revista Emília.


2 encontros
Sábados, 10 e 24 de novembro
Das 11h às 13h30
25 vagas
Atividade indicada para pessoas a partir de 12 anos.

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados