modifica a imaginação a cidade

atividade gratuita
27.02 – ter
das 19h30 às 21h


Na cidade, uma pessoa negocia com outra para mudar sua percepção. O artista Vitor Cesar apresenta práticas artísticas que mantém relação com a cidade. A conversa procura adentar nas ambivalências das práticas artísticas que acontecem na urbe, entre disputas de poder e as relações entre arquitetura nas artes visuais.

A etimologia da palavra sintaxe remete à ideia de disposição, organização, composição. Para além do seu sentido gramatical, ela pode ser pensada em outros campos, como na gramática visual de percepção da cidade ou nas proposições artísticas. Na cidade, as construções físicas estabelecem composições e disposições que produzem narrativas espaciais, que por sua vez dão origem a discursos, que voltam a produzir narrativas espaciais.

Ao realizar uma atividade artística, o propositor articula diferentes ideias, materiais ou outros elementos para organizar algum discurso ou sentido — ainda que a intenção seja não ter sentido (e certamente há um sentido nisso). Uma construção sintática incorreta é chamada de anfibologia, que mantém sua ambiguidade sintática e permite mais de uma interpretação. Isso reconfigura a noção de erro no contexto urbano, no qual a bifurcação (ou o cruzamento, ou o atravessamento) de significados pode ser a tentativa de invenção de algo que resiste a uma categorização imediata.

Vitor Cesar desenvolve uma prática artística que procura discutir noções de espaço público e que se manifesta em diferentes meios, como exposições, experimentações gráficas e espaciais, publicações, oficinas e debates. Esta prática procura reconhecer a dimensão política da arte e propiciar uma contaminação com outros circuitos. Atua em colaboração com diferentes artistas, fez parte da Transição listrada e hoje é integrante do Grupo inteiro. Orienta grupo de estudos na Escola Entrópica, do Instituto Tomie Ohtake e é professor na Escola da cidade.


Terça, 27 de fevereiro
Das 19h30 às 21h
Inscrição gratuita

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro