Espaço Cultural Porto Seguro

olhar atento: seleção de imagens, conceito e funcionalidade

curso
6.11 a 4.12 – ter
das 19h às 21h30


Uma das atividades fundamentais do trabalho em fotografia envolve saber selecionar as imagens. É o olhar atento que orienta a escolha daquilo que é mais interessante para cada aplicação. A fotógrafa Priscila Prade aborda como planejar uma sessão fotográfica respeitando cada etapa do processo criativo do ofício de fotógrafo e os objetivos específicos do uso das imagens.

olhar atento: seleção de imagens, conceito e funcionalidade

Serão apresentadas as ferramentas para a criação do conceito visual e edição adequada das fotografias, a partir de exemplo de livros de referência e ensaios realizados em diferentes formatos e para diversas mídias e aplicações.

O curso inicia com um debate teórico de conceitos básicos sobre o tema e discussão de situações vivenciadas no cotidiano profissional. Durante as práticas, os participantes irão acompanhar em tempo real uma sessão fotográfica e simular todas as etapas do ensaio, desde desenvolvimento do conceito até a sua edição final, adequando-se para diferentes objetivos da atividade. No último dia, cada aluno poderá levar material próprio para ser analisado e editado em grupo.


Encontros 1 e 2 - O processo fotográfico do início ao fim
O processo fotográfico do início ao fim: que é “briefing” e como não fugir do seu objetivo; o desenvolvimento do tema do ensaio e seus objetivos; escolha de equipe e dos equipamentos.

Encontros 3 e 4 - Sessão fotográfica prática
a importância da edição da imagem de acordo com seu uso específico (moda, publicidade, cultura, projetos autorais); objetivos da divulgação; os formatos de entrega das imagens; análise coletiva dos trabalhos realizados.


Priscila Prade é fotógrafa. Nascida em Florianópolis Santa Catarina é especializada em fotos de moda, beleza, teatro e retratos. Atua na área publicitária e editorial em parceria com grandes clientes. Aos dezoito anos foi morar em Paris, viagem que a fez confrontar-se com diferentes áreas da fotografia, e que inspirou a criação de sua primeira exposição – Cinema das Almas –, fruto desta vivência que foi trazida na sua volta ao Brasil. Há alguns anos focada em seu trabalho autoral, busca desenvolver sua linguagem pessoal através dos retratos que são sua grande paixão. Com estética particular, muita força e sensualidade, a artista imprime em sua obra uma assinatura mais que pessoal. Em 2009 lançou o livro “Eu queria ser”, em 2012 o livro coletivo “Natureza e Transformação” e em 2015 o Livro de retratos “Impressões”.


Terças, 6, 13, 27 de novembro e 4 de dezembro
Das 19h às 21h30
30 vagas

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados