Espaço Cultural Porto Seguro

paisagem invertida: câmera fotográfica gigante

vivência
26 e 27.10 – sex e sáb
das 11h às 15h


O encontro explora de forma livre as táticas visuais de reconhecimento da imagem na cidade. Uma oportunidade de vivenciar a experiência interna de uma câmera obscura de grandes proporções e entender a relação de seu funcionamento com as câmeras fotográficas atuais.

A tenda lúcida e o trailer fotográfico são dois dispositivos criados pelo coletivo Cidade Invertida para demonstrar as características itinerantes das práticas fotográficas. O encontro promove uma tarde de ocupação da Praça de Atividades com o objetivo de inserir os participantes no universo criativo das linguagens visuais por meio da fotografia, de forma a criar surpresa, fascínio e reflexão.

O trailer do Cidade Invertida estará presente na praça de atividades para realizar as oficinas de câmera fotográfica gigante, na qual os participantes podem observar de forma interativa a cena externa projetada em tempo real no seu interior, por meio das técnicas da câmera obscura. Além disso, o público praticará a fotografia com câmeras de orifício, construídas com pequenas caixas e acompanhará em seguida o processo de revelação química da imagem.

O Cidade Invertida é um coletivo que reúne fotógrafos, educadores e artistas para elaborar ações culturais relacionados à fotografia a fim de torná-la uma ferramenta propulsora de cultura, conhecimento e cidadania. As vivências realizadas por intermédio da fotografia dão ênfase aos seus processos analógicos. O uso do trailer, adaptado para funcionar como câmera obscura gigante e laboratório fotográfico, torna possíveis as demonstrações de formação de imagem, fotografia com câmera de orifício e revelação do material fotossensível.


Sexta e sábado, 26 e 27 de outubro, das 11h às 15h
Na praça de atividades
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados