Espaço Cultural Porto Seguro

pintar o tempo: encontros com um rosto

workshop
3 a 7.12 – seg a sex
das 10h às 13h


O artista Ernesto Bonato conduz um grupo de trabalho para o desenvolvimento da prática da pintura a partir da observação do rosto humano. Os encontros visam fortalecer a prática a partir do trabalho conjunto, permitindo que as descobertas e desenvolvimentos sejam compartilhados.

pintar o tempo: encontros com um rosto

As sessões contam com a presença de um modelo que será retratado simultaneamente por todos os participantes ao longo das cinco sessões. Informações técnicas e históricas sobre pintura e retrato serão abordadas no decorrer dos encontros, sempre respondendo às questões suscitadas pela prática e pela apreciação conjunta das obras realizadas

A pintura do retrato vem sendo investigada pelo artista Ernesto Bonato desde 2009 como meio de se estabelecer encontros dilatados com o outro, nos quais tempo, diálogo e silêncio tornam-se tecido na construção conjunta de uma imagem que é ao mesmo tempo identidade e alteridade.

O tempo das sucessivas poses impregna o retrato pintado de uma qualidade diversa daquela captada instantaneamente pelo equipamento fotográfico, emprestando corpo à duração.

No decorrer dos encontros, a expectativa de construção de uma imagem que corresponda a persona do retratado é desafiada pelo tempo e pelo olhar do outro e acaba por ser subvertida, gerando muitas vezes um não retrato: uma imagem que pode revelar aquilo que não se queria ou não se sabia.

Nesse processo, o convívio e a observação são fundamentais para a construção da obra, que vai além da pintura em si, mas engloba o próprio ato de sentar-se diante do outro, os depoimentos e silêncios envolvidos. Busca-se subverter a própria noção do retrato como confirmação da personalidade e da imagem social que se quer oferecer, para, no lugar disso, assumir essa prática como uma possibilidade de encontro e reconhecimento de si e do outro.


Ernesto Bonato é artista. Natural de São Paulo. Trabalha com pintura, desenho, gravura, fotografia, instalação e intervenção urbana e teve trabalhos expostos em mais de 190 exposições individuais e coletivas no Brasil e em 28 países. Graduado e mestre pela ECA–USP. Participou da criação do serviço educativo do MASP, em 1997. Ensinou gravura em metal na FAAP e desenho e gravura no Centro Universitário SENAC. Membro fundador e coordenador do Atelier Piratininga, em São Paulo, de 1993 a 2013. Prêmio Unesco, no 14º Salão Nacional. Participou da criação de projetos coletivos como o “Projeto Lambe-Lambe”, “Trilingüe ABC: Gráfica atual”, “L´Art Roman vu du Brésil, entre outros. Organizou e participou de diversos intercâmbios, simpósios e palestras sobre arte. Curador de exposições no Brasil e exterior. Coordenou o livro “Lugar, Tempo, Olhar: arte brasileira na França Românica”. Convidado para o Programa de artista residente na Universidade Estadual de Campinas, muda-se para esta cidade em 2011.


5 encontros de 3 horas cada
Segunda a sexta, 3 a 7 dezembro, das 10h às 13h
15 vagas
A atividade é aberta a artistas, estudantes de arte e qualquer pessoa interessada com idade mínima de 15 anos, mesmo sem experiência prévia.

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados