Espaço Cultural Porto Seguro

acompanhamento artístico

oficina
29.1 a 26.3 – ter
das 10h às 13h

O artista visual Danilo Volpato ministra uma oficina para artistas e interessados em desenvolver uma prática artística abordando temas e obras de diferentes disciplinas e linguagens da arte. Os encontros visam estimular a liberdade de trabalho de cada participante e os processos individuais e colaborativos que podem vir a se desenvolver a partir das conversas e práticas propostas.

Além do acompanhamento dos trabalhos, os participantes ainda poderão contar com o apoio técnico dos ateliês do Espaço Cultural Porto Seguro. O artista buscará estabelecer diálogos entre a programação de atividades da exposição “Meteorológica”, de Angela Detanico e Rafael Lain. A atividade é um convite para uma atenção especial aos pontos de partida e aos processos de elaboração, tradução e síntese presentes nos trabalhos da exposição.

Observando possibilidades de estimular a concentração em caminhos próprios, será possível o desenvolvimento de projetos originais que compartilhem modos de olhar e estar no mundo. Conversando coletivamente, se procurará provocar a capacidade de cada um para criar mundos dentro do mundo que, dialogando entre si, possibilitam uma ampliação da percepção e reflexão crítica.

Cada encontro terá início com uma conversa e apresentação de referências e trabalhos. Haverá momentos para observação da paisagem a céu aberto, exercícios para a vista que despertam o olhar à distância e a visão periférica. Além disso, serão programadas caminhadas, derivas e percursos, coletando referências visuais ao sentir o corpo no espaço urbano. Após um intervalo para almoço, os interessados poderão continuar ao longo da tarde trabalhando os pontos abordados para a orientação de cada trabalho. A atividade é aberta e circular, possibilitando a participação continuada de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada participante.

Danilo Volpato é artista plástico e trabalha com diferentes meios, como desenho, pintura, vídeo, instalação, som e escritura. Se formou em Pintura no Departamento de Artes plásticas da ECA-USP com a orientação do artista Carlos Fajardo. Trabalhou com espaços de auto-gestão de artistas no Brasil, na Colômbia e no México, participando de exposições, projetos e publicações em diferentes países.


Terças, 29 de janeiro; 5, 12, 19 e 26 de fevereiro; 12, 19 e 26 de março

10h às 13h
Encontro coletivo

14h às 18h
Desenvolvimento de projetos individuais (optativo)
15 participantes por encontro
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados