Espaço Cultural Porto Seguro

como o texto vira livro

curso
5.2 a 13.2 – ter e qua
das 19h30 às 21h30

Especialistas do mercado editorial apresentam suas visões sobre a produção do livro e os detalhes de cada uma de suas etapas, desde a seleção dos textos até o livro impresso e entregue ao leitor. Com Florencia Ferrari, Isabella Marcatti, Raul Loureiro, Jorge Bastos e Alexandre Martins Fontes.


A cada encontro serão apresentados os detalhes da produção de um livro, sob um olhar técnico e referenciado na experiência de especialistas do mercado dos livros.

Encontro 1) A decisão de publicar:
a definição do catálogo de autores e a construção de uma linha editorial,
com Florencia Ferrari – 5.2

Encontro 2) Muitos olhares:
o miolo do livro, do original ao fechamento do texto para publicação,
com Isabella Marcatti – 6.2

Encontro 3) O projeto-livro:
a concepção de um projeto visual e os cuidados de preparação e impressão na gráfica,
com Raul Loureiro e Jorge Bastos – 12.2

Encontro 4) Em busca de leitores:
os desafios de divulgação e recepção dos públicos,
Alexandre Martins Fontes – 13.2


Florencia Ferrari é diretora da Ubu Editora. Cientista social e doutora em Antropologia Social pela USP, foi diretora editorial da Cosac Naify por quatro anos, depois de trabalhar como editora por mais de oito anos.

Isabella Marcatti é editora adjunta da Boitempo Editorial. Cientista social e mestre em Literatura Brasileira pela USP, atua no mercado editorial há quase duas décadas. Iniciou a carreira como assessora de imprensa e depois trabalhou como editora na Editora 34, na Barracuda, na Estação Liberdade, na Mameluco e na Abril Coleções.

Raul Loureiro é designer gráfico. Graduado em comunicação (cinema) pela Fundação Armando Álvares Penteado. Fez mestrado em desenho gráfico no Massachusetts College of Art. Tem projetos desenvolvidos para a editora Companhia das Letras, Editora Globo, Instituto Moreira Salles.

Jorge Bastos realizou a digitalização, tratamento e reprodução das imagens de diversas publicações de destaque, entre elas a reprodução da coleção de litografias de Jean Baptiste Debret, editada em "Viagem pitoresca e histórica ao Brasil", pela Imprensa Oficial de São Paulo, e o tratamento das imagens da exposição e catálogo “Bob Wolfenson: retratos”.

Alexandre Martins Fontes é graduado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é diretor executivo da Editora WMF Martins Fontes e da Livraria Martins Fontes Paulista.


4 encontros
Terças e quartas, de 5, 6, 12 e 13 de fevereiro, das 19h30 às 21h30
30 vagas
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados