Espaço Cultural Porto Seguro

Destruição, anti-construção, entropia

curso
22.8 a 19.9 – qui
das 19h às 21h30


O curso com o artista Pedro França apresenta uma análise sobre referências da arte contemporânea relacionados com elementos emblemáticos da história da arte, cinema e cultura da internet.

Figura 1 Trecho do filme The Wall, que documenta uma ação Gordon Matta-Clark realizada em torno do Muro de Berlim em 1976.
Trecho do filme "The Wall", que documenta uma ação Gordon Matta-Clark realizada em torno do Muro de Berlim em 1976.

As aulas expositivas apresentam uma extensa pesquisa de imagens e filmes que se relacionam as práticas de artistas como Gordon Matta-Clark, Isa Genzken, Sarah Sze, Bruce Nauman e Chantal Akerman.

Serão abordados elementos gerais das artes visuais, cinema e cultura contemporânea e a trajetória desses artistas como uma forma de criar relações entre os diversos campos da produção artística. O curso é direcionado a estudantes, artistas, curiosos e pessoas com qualquer nível de intimidade com a arte contemporânea.

Encontro 1) Destruição, anti-construção, entropia
Gordon Matta-Clark, Claes Oldenburg, Mika Rottenberg. SITE Architecture. O caso do Museu Nacional; Thanos e os Vingadores. Wolf Vostell e Mercadorama. Pelé vs. Neymar

Encontro 2) LOOP - A imagem com unidade fundamental do mundo contemporâneo
Isa Genzken, Hito Steyerl, Ex-Miss Febem. Temporalidade Circular (movimento sem desenvolvimento); Bruce Nauman, Chantal Akerman. Joan Jonas. O Gif e o Meme como formas de fixação do presente.

Encontro 3) Revelação e Artifício
Fotografia de rua desde o século XIX: Adget, Jonas Mekas, Michael Wisely e Carlos Moreira.

Encontro 4) Epifanias rurais
Rei Leão vs. Esqueceram de mim. "É Deus mamãe" e as epifanias rurais. Euclides da Cunha (Os Sertões), e um passeio pelo Vila Country.

Encontro 5) Fantasmagoria
Pequeno esboço para uma história da fantasmagoria do século 19 à realidade virtual. Pokémon Go vs. Caça Fantasmas (ou se preferir Jean Luc Godard vs. Harun Farocki).

Pedro França é artista e membro da Cia Teatral Ueinzz. Fez mestrado em História pela PUC-Rio e é professor de história e teoria da arte no MAM SP e no Instituto Tomie Ohtake.


5 encontros
Quintas, 22 e 29 de agosto, 5, 12 e 19 de setembro, das 19h às 21h30
30 vagas
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados