Espaço Cultural Porto Seguro

Escrever: outra maneira de ver

oficina
24.9 a 22.10 – ter
das 10h às 13h


Laboratório de escrita literária com Gil Veloso, um exercício em busca da capacidade narrativa a partir das fotografias de Carlos Moreira. Esboços para possíveis retratos para possíveis esboços.

A partir da leitura, produção e avaliação de ficções curtas, poemas e microcontos, a proposta é ativar a memória fotográfica e encontrar no texto o registro das imagens em que pulsam a vida real. A oficina percorre a cada encontro uma jornada estabelecendo conexões entre os textos produzidos e a obra do fotógrafo Carlos Moreira, em busca de imaginar as histórias de retratos e encontrar em imagens aquilo que ilustra o texto. O objetivo é exercitar a escrita a ponto do texto revelar uma imagem, assim como no processo analógico de revelação fotográfica, tal qual um modelo que posa diante do artista para ser retratado.

Gil Veloso é escritor. Paranaense, reside em São Paulo. Por 10 anos foi assistente do escritor Caio Fernando Abreu. Editou seu livro de crônicas, “Pequenas epifanias” (1996). Trabalhou também com os escritores Lygia Fagundes Telles e João Silvério Trevisan. Estreou na literatura em 2009, com a coletânea de contos "Fábulas Farsas". Publicou livros em parceria com artistas como Guto Lacaz e Paulo von Poser, entre outros.


5 encontros
Terças, 24 de setembro e 1º, 8, 15 e 22 de outubro,
das 10h às 13h
15 vagas
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados