Espaço Cultural Porto Seguro

Laboratório de expor

curso
3.7 a 21.8 – qua
das 10h às 13h


O curso com o artista e educador Matias Monteiro o planejamento e implementação de exposições como forma de estudo e ferramenta de realização artística. As aulas percorrem uma introdução às etapas de planejamento, realização e manutenção de uma exposição.

A partir das reflexões sobre suas potências do projeto expográfico como um dispositivo cultural e poético, o curso terá encontros que abordam referências históricas e conceituais no campo da expografia e da expologia e inclui também um exercício prático, além de uma visita técnica à montagem de uma exposição.

A Amazona, de Édouard Manet, no Masp da rua 7 de abril, Hans Gunter Flieg, São Paulo-SP, 1960
A Amazona, de Édouard Manet, no Masp da rua 7 de abril, Hans Gunter Flieg, São Paulo-SP, 1960

Encontro 1) Apresentação do curso
Encontro 2) Introdução a expologia e expografia
Encontro 3) Breve panorama da história da expografia
Encontro 4) O projeto expográfico como ferramenta
Encontro 5) Montagem de exposições
Encontro 6) Visita técnica a montagem da exposição
Encontro 7) Curadoria e expografia: escritas da exposição
Encontro 8) Exercício e encerramento

Matias Monteiro é artista plástico, curador, educador e doutor em arte pelo Instituto de Arte da Universidade de Brasília (2018). Atuou como Coordenador de Parcerias do Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake (2017-2018) e como Palestrante e Produtor de Conteúdos do Educativo da Fundação Bienal de São Paulo (2012-2013); integrou o corpo curatorial do programa Rumos Itaú Cultural 2011-2013; foi Consultor Pedagógico na CAIXA Cultural Brasília; desenvolveu materiais didáticos e coordenou diversas ações educativas para instituições culturais em Brasília e São Paulo. Integrou o corpo docente do curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Faculdade Dulcina de Morais, FADM, e, na condição de professor substituto, do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília, na área de concentração de Museologia e Comunicação.



8 encontros
Quartas, 3, 10, 17, 24 e 31 de julho, 7, 14 e 21 de agosto, das 10h às 13h
30 vagas

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados