Espaço Cultural Porto Seguro

Livro como lugar, livro como caminho

oficina
30.5 e 1º6 – qui e sáb
das 11h às 13h


Quantos livros cabem num quarteirão? A oficina com Laura Gorski e Renata Cruz investiga as possibilidades do livro como suporte através de uma caminhada atenta pelo entorno do Espaço Cultural Porto Seguro.

Livro como lugar, livro como caminho - Foto: Laura Gorski e Renata Cruz
Foto: Laura Gorski e Renata Cruz

A partir das ideias presentes na instalação “O abismo não nos separa, ele nos cerca”, que integra a exposição Novas efervescências, serão levantadas questões sobre a ideia de conter e transbordar, sobre o que é medida que desorganiza e desmedida que organiza.

A instalação criada por meio de uma experiência de imersão das artistas na Floresta Amazônica e será a inspiração para abordar esses assuntos coletivamente a partir das experiências pessoais de cada participante e seus parâmetros de medida e desmedida na relação do corpo na cidade.

Olhares serão coletados em uma caminhada coletiva de reconhecimento do entorno, para a apropriação de experiências a serem depositadas em um caderno. Uma experiência artística no universo próprio do caderno de viagem e de como povoar as páginas relacionando os relatos de observação com a sua própria paisagem interna.

O repertório de pesquisa e os olhares coletados serão registrados tendo como ponto de partida um livro com páginas em branco nas mesmas dimensões dos livros presentes da instalação (12,5 x 18,5 cm).
A oficina acontece em dois dias e segue as seguintes etapas:

Encontro 1 (quinta-feira, 30/5)
Depoimento das artistas sobre sua experiência de transbordamento na floresta tendo o livro como unidade de organização que contem e extrapola. Caminhada coletiva como forma de ativar uma experiência sobre a medida e desmedida do corpo da cidade.

Encontro 2 (sábado, 1º/6)
Apropriação pessoal do livro através de textos, imagens e outras ações, que possibilitem a construção da experiência dentro do formato do livro.
Apresentação coletiva dos livros realizados.


Quinta e sábado, 30 de maio e 1º de junho, das 11h às 13h
Inscrições gratuitas
15 vagas

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados