Espaço Cultural Porto Seguro

Um filme quadro por quadro: oficina de animação

oficina
16 a 19.7 – sáb
das 10h às 13h


A oficina de animação com João Angelini apresenta os princípios básicos da imagem em movimento e oferece a possibilidade de aprender as diferentes técnicas usadas para a construção de animações em vídeo e outras mídias analógicas.

Cena do filme L. E. R. , animação de João Angelini
Cena do filme "L. E. R.", animação de João Angelini

O curso apresenta os princípios básicos da imagem em movimento em uma visão abrangente do universo da animação. Serão mostrados exemplos de filmes históricos e emblemáticos, acompanhados de exercícios práticos. A oficina busca experienciar as diferentes técnicas e recursos utilizados na produção em processo animado como desenho animado, stop-motion, cutout e pixilation, para se produzir uma pequena animação utilizando as técnicas apresentadas e familiarizar o público com o vocabulário específi¬co e com os processos de dessa linguagem.

Inicialmente, será feita uma pequena abordagem histórica da animação apresentando dispositivos que antecedem em séculos a própria criação do cinema e serão apresentadas ferramentas para se criar animações no mesmo formato como era feito nos anos de 1700 a 1870.

Durante as aulas serão apresentados autores, artistas e trabalhos em animação experimentais fundamentais para o pensamento dessa linguagem, como Jan Svankmajer, Norman McLaren, Lotte Reiniger, Yuri Norstein, Alexander Petrov. Por fim, os participantes produzirão individualmente e coletivamente uma série de animações em meios digitais.

João Angelini é artista plástico e animador. Formado pela Universidade de Brasília - UnB, vem expondo e sendo premiado com regularidade em diversos eventos nacionais e internacionais de arte e animação, como o Prêmio AnimaMundi dado em SP em 2009. A mesma animação premiada no AnimaMundi hoje compõe o programa de animação na TV Cultura. Também é premiado pela FUNARTE com a Bolsa Produção 2010. Como educador, acumula 5 anos à frente das disciplinas de Gravura e Animação na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.



4 encontros
De terça a sexta, de 16 a 19 de julho, das 10h às 13h
15 vagas

COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados