Espaço Cultural Porto Seguro

astronomia: escrita e observação do céu

curso
12.3 a 2.4 – ter
encerrado

O professor Walmir Thomazi Cardoso apresenta as formas de olhar o céu segundo os textos clássicos dos estudos dos astros, estabelecendo uma relação poética entre observação e escrita, como uma forma de consolidação do conhecimento humano.

Existem diferentes formas de olhar o céu, a partir da diversidade de culturas que construíram significados e representações a respeito dos astros. Muitos foram os autores que se dedicaram a dar um sentido aos pontos de luz no céu noturno e estabelecer as relações dessa observação com a ciência, a filosofia e a arte. Desse modo, os relatos sobre a observação do céu revelam como os astros ganham significado científico e deixam sua marca na história do conhecimento. O curso apresenta os textos clássicos da astronomia para falar dos modos de visão do céu e se encerra com uma visita ao planetário do Ibirapuera, com sessão especial e aula prática de observação do céu.


Encontro 1)
“Meteorológica”, de Aristóteles.

Encontro 2)
O “Mensageiro das estrelas” e o “Diálogo sobre os dois máximos sistemas de mundo”, de Galileu Galilei.

Encontro 3)
O Sol escreve no solo a passagem do tempo através das sombras que produz: relógios de Sol, analemas e os calendários.

Encontro 4)
Visita ao planetário do Ibirapuera, com sessão especial e aula prática.


Walmir Thomazi Cardoso é doutor em Educação Matemática e Mestre em História da Ciência pela PUC-SP. Especialista em História da Ciência pela UNICAMP, desenvolveu em muitos dos seus trabalhos acadêmicos as relações entre Astronomia e sua história, grandes navegações oceânicas e astronomia cultural, com ênfase em populações indígenas do noroeste amazônico. Sua formação em Física, sucedida por sua experiência como professor em escolas de ensino médio paulistanas e no Departamento de Física da PUC-SP, bem como sua atuação em difusão científica levaram-no ao caminho da televisão, como apresentador, consultor científico e atual gerente de conteúdo da TV Escola do MEC.


4 encontros
Terças, das 19h30 às 21h30
12, 19 e 26 de março, com visita ao Planetário do Ibirapuera em 2 de abril
30 vagas
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados