Espaço Cultural Porto Seguro

harmônicos e esferas - Lourenço Rebetez

performance musical
30.3 e 6.4 – sáb
encerrado

O músico Lourenço Rebetez apresenta ao vivo uma intervenção musical em diálogo com a instalação “Mares da lua”, de Angela Detanico e Rafael Lain, explorando as relações entre som e espaço na exposição “Metereológica”.

A música é tradicionalmente percebida no tempo através de movimentos harmônicos que carregam um senso de finalidade, de expectativas sucessivas, de relações entre o som ao soar em cada momento e o próximo. Nesta apresentação musical, Lourenço Rebetez explora as formas de organização e apreensão do som, no contexto dos trabalhos da dupla Detanico Lain. Uma proposta de reimaginar a sintaxe dos sons, assim como os artistas reimaginam nossas formas de codificação escrita do mundo.

O compositor John Cage se dizia satisfeito com a ação do som que não carrega nenhum sentido, nenhuma expressão humana ou desejo: apenas é. Rebetez busca o interesse minimalista do som antes dele se tornar música e investiga seus fatos básicos. Procura despir o som da pressão por sentido que parece sempre acompanhar a apreensão humana e apenas faz com que ele ressoe, e então se esvaia, ou forme novos vínculos que suspendam a organização habitual, ordenada, sequencial.

Os fragmentos sonoros se repetem de novo e de novo enquanto se transfiguram lentamente como nuvens ou ondas. Sobreposições e derivações sonoras que suspendem o senso ordinário de passagem do tempo e pouco a pouco transformam a percepção do espaço e dos sussurros de luz que compõe a obra. Para isso, serão usadas guitarras, drones sintetizados e texturas granulares, à procura de uma música que pouco a pouco se torna o ambiente.

Lourenço Rebetez é músico, formado em guitarra e composição pela Berklee College of Music. Estudou ritmos afro-brasileiros com Letieres Leite (Orquestra Rumpilezz) e lançou em 2016 álbum de estreia “O Corpo de Dentro”. Com excelente recepção crítica, foi produzido por Arto Lindsay e conta com uma formação instrumental ambiciosa: oito instrumentos de sopro (trompetes, saxofones, trombones), três percussionistas, piano, baixo acústico e bateria.


Duas apresentações
Sábados: 30 de março e 6 de abril, às 16h30

Entrada gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso.
COMO CHEGAR:
  • Porto Seguro
  • Gemma Restaurante
  • Teatro Porto Seguro
©2018 Espaço Cultural Porto Seguro | Todos os direitos reservados